quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Biografia - Vida de JK

1902 - Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, MG. Filho de um caixeiro-viajante, João César de Oliveira, e de uma professora, Dona Júlia.
1922 - Ingressa na Faculdade de Medicina de Minas Gerais. Juscelino prestou exames vestibulares, passou, e matriculou-se imediatamente na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Formou-se em 17 de dezembro de 1927. Foi em seu baile de formatura que D. Júlia, sua mãe, conheceu Sarah Gomes de Lemos com quem viria a casar-se em dezembro de 1931.
1932 - Convocado para a Força Pública. Juscelino ingressa no corpo médico da Força Pública de Minas Gerais, hoje Polícia Militar.
1933 - Escolhido secretário executivo por Valadares. A vida política de Juscelino iniciou-se na Revolução Constitucionalista de 1932, onde fez amizades como Eurico Gaspar Dutra e Benedito Valadares. Juscelino pensou muito antes de aceitar o convite, uma vez que não queria abrir mão de sua profissão de médico. Porém, devido à insistência do Interventor e amigo, o convite foi aceito em dezembro de 1933. Iniciou-se, então, a carreira política de JK
1934 - Candidata-se a Deputado Federal. Em 1933, Juscelino é escolhido por Benedito Valadares para atuar como Secretário do Governo de Minas Gerais. Tomou posse do cargo em 1935, mas exerceu seu mandato por apenas dois anos.
1940 - Nomeado Prefeito de Belo Horizonte por Valadares. Benedito Valadares chama Juscelino a seu gabinete e convida-o para ser Prefeito de Belo Horizonte. Devido às pressões do Governador e à garantia de que haveria eleições em um curto espaço de tempo, o convite foi aceito.
1945 - Elege-se Deputado Federal pelo PSD. Nas eleições marcadas para o dia 2 de dezembro de 1945, Juscelino foi eleito Deputado Federal pelo Partido Social Democrata (PSD).
1950 - Elege-se Governador. JK venceu por três votos e sua candidatura foi homologada no dia 30 do julho.
1955 - Elege-se Presidente da República. No dia 3 de outubro de 1955, JK é eleito o 20º presidente do Brasil e João Goulart seu vice-presidente. JK foi um líder inteiramente identificado com sua ideologia desenvolvimentista: o progresso foi a característica básica de seu governo. O "Plano de Metas" traçava a forma de se atingir "50 anos de desenvolvimento em 5 anos de governo".Estas metas podem ser agrupadas em 6 grandes grupos: energia,transportes, alimentação, indústria de base, educação construção de Brasília.
1961 - JK deixa a presidência da República em 31 de janeiro de 1961. Após passa a faixa deu início imediatamente a sua campanha para Senador por Goiás. Eleito em 3 de outubro de 1961, JK tomou posse no Senado.
1964 - Com a Revolução, seu mandato é cassado e seus direitos políticos suspensos. O então Presidente da República João Goulart, deposto do cargo, partiu para o exílio, enquanto uma junta militar assume o governo com promessas de organizar o país. JK começa a demonstrar ideias contrárias ao Governo imposto. Em decorrência disto, no dia 8 do junho de 1964 o mandato do JK foi cassado e seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Em conseqüência das pressões sofridas, JK decidiu partir para o exílio voluntário em 14 de junho de 1964. Em outubro de 1965 ele retornou, e acabou sofrendo novas agressões de ordem moral e partiu para um novo exílio em 9 de novembro deste mesmo ano, onde permaneceria por 2 anos. Sua volta definitiva deu-se 9 de abril de 1967.
1976 - Morre em acidente automobilístico no km 165 da via Dutra. Em 22 de Agosto 1976, seu carro chocou-se de frente com uma carreta após ter sido acidentalmente fechado por um ônibus que vinha na mesma pista em alta velocidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário