Apesar do crescimento
econômico o mandato de
Juscelino Kubitschek terminou com crescimento da inflação, aumento da concentração de renda e
arrocho salarial. Ocorreram várias manifestações populares, com greve na zona rural, que desde o início do populismo estava esquecida. No Nordeste, as Ligas Camponesas reivindicavam reforma agrária e agitavam a política da região. Nos centros industriais em 1957, 400 mil trabalhadores fizeram uma greve geral por reajuste de salários para compensar a inflação.
JK foi um Presidente muito popular, ele parecia terminar o mandato com muito mais apoio popular do que quando começou, tal como sugeria uma pesquisa do
Ibope realizada no estado da Guanabara (
atual cidade do Rio de Janeiro), em 1961. Apenas 9% consideraram seu governo mau ou péssimo. Para o restante da população pesquisada o governo era
ótimo (22%), bom (35%) ou regular (31%), apesar da cidade ter perdido o
status de capital da República.
Mas porque aqueles anos eram dourados?O desenvolvimento econômico e a estabilidade política são elementos importantes nessa percepção, mas os aspectos social e cultural são igualmente relevantes. Com transformações profundas em todos os setores culturais, o governo de JK acabou associado uma imagem de utopia e progresso, na qual até o presidente era “bossa-nova”.

Bossa Nova foi um movimento da musica popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960 na capital fluminense. Antes era só um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos
gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de
Moraes,
Antônio Carlos
Jobim e
Luiz Bonfá.
“Bossa nova mesmo é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto, basta ser tão simplesmente simpático, risonho, original.”
Trecho da música “Presidente bossa-nova”, de
Juca Chaves.

Os anos
JK abriram novos horizontes para a publicidades. O desenvolvimento acelerado da industrial
ização permitiu o crescimento das áreas urbanas e alterou o mercado consumidor brasileiro. A imprensa foi deixando os anúncios de casas comerciais e de empregos domésticos, para dar lugar à publicidade de automóveis,
eletrodomésticos, produtos de beleza e alimentícios.
Anúcio do sabonete Lever com a atriz Elizabeth Taylor: as mudanças na publicidades estão ligadas às tranformações dos meios de comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário