quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Principal semelhança entra JK e Lula


A principal semelhança entre Juscelino Kubitschek e Luíz Inácio Lula de Silva é, com certeza, a popularidade.
Juscelino terminou o mandato com grande aprovação popular. Apenas 9% consideraram seu governo mau ou péssimo. Para o restante da população pesquisada o governo era ótimo (22%), bom (35%) ou regular (31%), apesar da cidade ter perdido o status de capital da República.

No governo de Lula, segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 26 e 28 de maio de 2009, 69%dos entrevistados classificam o governo como ótimo/bom. A administração é regular para 24% e ruim/péssima para 6%.


Foto: Lula ao participar da comemoração dos 106 anos do aniversário de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek no ano passado.
Crises
O governo de Kubitschek foi acusado diversas vezes de corrupção. As acusações vinham desde os tempos em que ele era governador, e se intensificaram no período em que ele foi presidente. As denúncias se multiplicaram por conta da construção de Brasília: havia sérios indícios de superfaturamento das obras e favorecimento de empreiteiros ligados ao grupo político de Juscelino, além do fato de apenas a Panair do Brasil fazer, quase com monopólio, transporte de pessoas e materiais.


Escândalo do mensalão

O governo Lula também enfrentou crises políticas, que atingiram seu grande desenpenho em julho de 2005 quando denunciaram um suposto esquema de compra de votos de deputados no congresso e suposto financiamento de campanhas por "Caixa 2". Várias outras denúncias de escândalos foram sendo descobertas, como o caso da quebra de sigilo de um caseiro pelo do estado, que levou a demissão do ministro Antonio Palocci, além da tentativa de compra de um dossiê por parte de agentes da campanha do PT de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário